quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PROJETO IRIS OPORTUNIDADES






Existimos para… (Missão)
Promover a plena inclusão comunitária e social das pessoas cegas e com baixa visão, através do desenvolvimento de um conjunto diversificado de projetos, serviços e intervenções centrados no desenvolvimento da autonomia e na participação plena, privilegiando uma abordagem multidimensional e integrada da incapacidade e valorizando a interação entre a pessoa e os contextos ao longo de todo o ciclo vital.


Ser uma Associação de referência na área da deficiência visual, reconhecida pelo seu efetivo contributo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde as pessoas cegas e com baixa visão são cidadãos de pleno direito e têm acesso a todas as oportunidades, nas diferentes áreas, em igualdade de circunstâncias com os demais.

No entanto a Instituição não fica apenas circunscrita a essa missão, tendo o enorme respeito pela dignidade, individualidade e capacidade de escolha dos Seres humanos, promovemos uma cultura de abertura, transparência, reconhecimento das competências e saberes de cada um, aprendizagem mútua e flexibilidade/adaptabilidade em relação aos nossos colaboradores.

Preocupados com a
Inclusão atuamos pela constante defesa dos direitos dos utentes, adaptada no aperfeiçoamento ativo da igualdade de oportunidades, processos e da autodeterminação e da participação e inclusão plenas na sociedade.

O comprometimento com a partilha, e intercâmbio de formação e o desenvolvimento para a inovação contínua, aliado à utilização mais produtiva dos recursos, à eficiência, rigor e transparência de todas as ações.

Esta ação é mais uma que visa aparelhar o crescimento das oportunidades e sentido de igualdade para com todos, seja nesta área de estudo ou noutras que possamos vir a promover. O mote é espaço igual, partilha inclusiva, num conceito de acessibilidade para todos criando a sustentabilidade de valores de respeito mutuo e sem diferenças, seja qual for a situação em que o projeto se faça presente.

As Iris Oportunidades, não se enquadrarão apenas numa simples área de cultura, mas em várias que possam proporcionar a aproximação dos cidadãos e reconhecimento, ela é para os utentes, amigos, sócios e todos que dela queiram participar dentro dos valores da lucidez e razão.

Iremos começar pelos meios informáticos, pois são a porta para mundo digital, o qual oferece enormes meios de crescimento e desenvolvimento cultural.

Todos os valores simbólicos a pagar reverterão para as atividades da Instituição Iris Inclusiva.
Não damos certificação, mas aperfeiçoamos e apadrinhamos a ajuda mútua do conhecimento e acompanhamento necessário aos que assim queiram, bem como proporcionamos a inserção elo da sustentabilidade do cidadão, varrendo barreiras e proporcionando o direito a igualdade de processos.

Estrutura do Projeto IRIS OPORTUNIDADES

Ø  As partilhas serão feitas com número limitado de presenças (10 a 12), para com isso proporcionar uma melhor captação dos recursos e apoios dados.
Ø  Terá de ser feita uma  pré inscrição, através de formulário que a Instituição fornecerá.
Ø  A idade não tem limite, todos sem exceção, podem participar.
Ø  Os sócios também podem, sendo que a sua inscrição terá uma quota apenas de 50% .
Ø  Em todas as partilhas haverá uma quota de presença que visa não um caminho lucrativo, mas ajudar a Instituição Iris Inclusiva a cumprir as suas obrigações para com a Sociedade e apenas com natureza de doação.
Ø  Todos participantes receberão um recibo pela quota a pagar, e que será o somatório de horas por cada ação.
Ø  Cada ação de 1 hora pagará 50 cêntimos.
Ø  Os materiais extras serão os participantes a trazer, sendo que na área informática, existem apoios da Instituição com computadores. Podendo os participantes trazer seus portáteis.
Ø  Todo espaço deve ser respeitado.
Ø  A lista de IRIS Oportunidades, será disponibilizada, pelos orientadores e a calendarização também.
Ø  Os manuais a usar serão depois disponibilizados de acordo com os orientadores.
Ø  Será sempre entregue um índice organizativo da ação, dado também pelo orientador.
Ø  A Instituição não se responsabilizará por danos que possam acontecer nos computadores portáteis que os participantes possam usar.
Ø  Haverá uma folha de presenças que deverá ser assinada por todos participantes em cada seção.
Ø  As ações são feitas por voluntários, logo eles não são remunerados.
Ø  As ações podem ser por períodos curtos ou longos consoante a disponibilidade de quem se voluntaria, para participar no processo.
Ø  Email de acesso criado para a função irispartilhas@gmail.com

Não são os sonhos que nos fazem felizes, mas podemos tornar realidade o que o sonho nos transmite. Cravo

Número total de visualizações de página