sábado, 22 de dezembro de 2012

TUTORIAL DO ONENOTE




APLICA-SE A
Microsoft Office OneNote® 2003 Service Pack 1
Você nunca usou o Microsoft Office OneNote 2003? Com este guia passo a passo, começar a usar o OneNote será tão fácil quanto abrir o velho bloco de anotações. Depois de usar o OneNote, você vai deixar esse bloco na gaveta para sempre!
Quando você estiver familiarizado com o OneNote, provavelmente terá a sua própria maneira de criar e organizar anotações. Até lá, este guia o auxiliará. Você aprenderá os recursos básicos do OneNote, a organizar as anotações para poder usá-las e consultá-las de forma mais fácil e a compartilhar as anotações com outras pessoas. Você também aprenderá alguns outros recursos do OneNote.
 OBSERVAÇÃO   Alguns desses recursos ou dessas funcionalidades descritas neste tópico só estarão disponíveis se o Microsoft Office OneNote 2003 Service Pack 1 estiver instalado no computador. Para obter mais informações sobre o service pack e como instalá-lo, consulte Recursos do Service Pack no OneNote 2003.
Noções básicas
No OneNote, você faz anotações em páginas como faria no papel. As anotações podem conter texto e elementos gráficos (até mesmo de páginas da Web), manuscrito, áudio, vídeo e muito mais. Você pode adicionar espaço em uma página para incluir mais anotações e adicionar quantas páginas desejar.   
CRIAR UMA PÁGINA
Para criar uma página:
1.     Clique na guia Nova Páginaguia Nova Página na janela do OneNote. (Clique na seta ao lado da guia Nova Página para escolher uma página em branco ou ver as opções de papel de carta.)
2.     Na caixa Título no início da página, digite um título para a página.
DIGITAR OU ESCREVER ANOTAÇÕES EM UMA PÁGINA
Para fazer anotações no OneNote, siga um destes procedimentos:
·         Se estiver usando um teclado, clique no local no qual deseja digitar as anotações e digite-as na página.
·         Se estiver usando um dispositivo de entrada do tipo caneta ou um Tablet PC, clique em CanetaImagem do botão na barra de ferramentas Padrão e escreva as anotações na página. Para voltar a digitar, clique na Ferramenta de SeleçãoImagem do botão na barra de ferramentas Padrão.
ADICIONAR TEXTO OU ELEMENTO GRÁFICO DE UMA PÁGINA DA WEB
Em um navegador da Web, siga um destes procedimentos:
·         Para adicionar um elemento gráfico, arraste-o da janela do navegador para um local da página do OneNote.
·         Para adicionar texto, selecione-o e arraste-o para o local desejado na página do OneNote.
Quando você adiciona texto ou elemento gráfico de uma página da Web, o endereço da página é automaticamente exibido abaixo dela para facilitar futuras referências.
MOVER TEXTO
Para mover texto, siga um destes procedimentos:
·         Para mover o texto na mesma página, clique na borda superior do recipiente de anotações e arraste-o para um novo local.
·         Para copiar ou mover texto de uma página para outra, clique com o botão direito do mouse na borda superior do recipiente de anotações e clique em Copiar ou Recortar no menu de atalho. Em seguida, cole as anotações na página desejada.
Organizando
Você pode organizar o bloco de anotações em páginas, seções e pastas por assunto praticamente da mesma forma que organizaria o conteúdo de um fichário ou armário de arquivos. Organize as páginas em seções e as seções em pastas. 
CRIAR UMA SEÇÃO
Para criar uma seção:
1.     No menu Arquivo, clique em Nova.
2.     No painel de tarefas Nova, clique em Seção.
3.     Digite um nome para a seção.
CRIAR UMA PASTA PARA ARMAZENAR SEÇÕES
Você pode usar pastas para organizar as seções em categorias de anotações ainda mais amplas. Uma pasta pode conter uma ou mais seções, ou outras pastas, e você pode criar quantas pastas desejar.
Para criar uma pasta:
1.     No menu Arquivo, clique em Nova.
2.     No painel de tarefas Nova, clique em Pasta.
3.     Digite um nome para a pasta.
MOVER UMA PÁGINA
Para mover uma página, siga um destes procedimentos:
·         Para mover uma página em uma seção, arraste a guia da página para a direita até uma pequena seta ser exibida. Em seguida, arraste a guia para cima ou para baixo até o novo local na seção.
·         Para mover a página para outra seção ou para uma pasta, clique com o botão direito do mouse na guia da página, aponte para Mover Páginas para no menu de atalho e escolha a seção ou a pasta de destino. EscolhaOutra Seção caso a seção ou a pasta desejada não seja exibida. Para exibir a página depois de movê-la, abra a seção para a qual foi movida e clique na guia da página.
ADICIONAR SINALIZADORES ÀS ANOTAÇÕES
Com os sinalizadores, você aproveita ainda mais os recursos de organização do OneNote. Um sinalizador é um símbolo que fornece informações adicionais sobre uma anotação, como a sua importância e se há necessidade de alguma ação de acompanhamento. O OneNote oferece vários sinalizadores predefinidos, como Tarefas Pendentes e Importante, que você pode associar às anotações. Também é possível criar sinalizadores personalizados. Depois de adicionar sinalizadores às anotações, você pode procurar os itens sinalizados entre elas e agrupá-los conforme o nome do sinalizador.
LOCALIZAR UMA ANOTAÇÃO
As informações nas anotações serão úteis somente se você puder encontrá-las novamente. Usando o OneNote, você encontrará informações específicas em suas anotações com facilidade e de forma muita mais rápida do que folhear páginas e páginas de um bloco de anotações de papel. 
Compartilhando anotações
Agora que você já tem noções básicas de como criar e organizar anotações, se desejar, poderá compartilhar algumas de suas anotações com outras pessoas.
IMPRIMIR ANOTAÇÕES
Para compartilhar cópias em papel de anotações feitas em uma reunião ou aula ou levar a lista de compras criada, basta imprimir as anotações.
ENVIAR ANOTAÇÕES POR EMAIL
Se o Microsoft Office Outlook® 2003 estiver instalado no computador, você poderá enviar anotações para alguém como um email. Quando você faz isso, o texto e os elementos gráficos das anotações são exibidos no corpo do email e são anexados à mensagem como um arquivo do OneNote (.one). Outras pessoas que usam o OneNote podem facilmente adicionar o arquivo .one aos seus próprios blocos de anotações.
SESSÕES COMPARTILHADAS DE ANOTAÇÃO
Outra forma interessante de compartilhar anotações é iniciar uma sessão compartilhada de anotação ou ingressar em uma sessão. Uma sessão compartilhada de anotação permite que vários usuários do OneNote trabalhem nas mesmas páginas do bloco de anotações em tempo real.
Para iniciar uma sessão compartilhada do bloco de anotações ou ingressar em uma sessão:
1.     No menu Arquivo, clique em Compartilhar com Outros.
2.     No painel de tarefas Compartilhar com Outros, clique em Ingressar em uma Sessão ou em Iniciar uma Sessão.
Usando o OneNote com outros programas do Microsoft Office
As informações contidas no OneNote são facilmente compartilhadas com outros programas do Microsoft Office, o que torna mais simples e mais rápido criar, revisar e fazer anotações em documentos, bem como manter registro de reuniões, tarefas e contatos.
INSERIR ARQUIVOS DE OUTROS PROGRAMAS DO OFFICE
Arquivos de outros programas do Microsoft Office, incluindo Microsoft Office Word, Microsoft Office PowerPoint® e Microsoft Office Excel, podem ser inseridos no OneNote para que você possa exibir os arquivos das anotações e fazer comentários sobre eles.  
Para inserir uma imagem de um documento nas anotações:
1.     No menu Inserir, clique em Documento como Imagem.
2.     Clique no documento que deseja inserir e clique em Inserir.
PUBLICAR INFORMAÇÕES NO WORD
Você pode criar um novo documento do Microsoft Office Word 2003 diretamente do OneNote selecionando informações em suas anotações e, em seguida, publicando-as no Word.
Para publicar informações no Word:
·         No menu Arquivo, clique em Enviar para Microsoft Office Word.
COMPARTILHAR INFORMAÇÕES COM O OUTLOOK
No OneNote, você pode inserir detalhes da reunião contidos no Microsoft Office Outlook 2003, atribuir tarefas no Outlook, criar novos contatos com as informações armazenadas no bloco de anotações e criar compromissos do Outlook.
Para inserir detalhes sobre uma reunião:
1.     No menu Inserir, clique em Detalhes da Reunião do Outlook.
2.     Clique na reunião desejada.
Para criar itens do Outlook:
·         No menu Ferramentas, aponte para Criar Item do Outlook e clique no tipo de item que deseja criar.
Usando alguns recursos adicionais
CRIAR UMA ANOTAÇÃO RÁPIDA
Você pode usar o OneNote para criar rapidamente uma nova anotação (uma anotação rápida) em uma janela em miniatura.  
Para criar uma anotação rápida:
·         Clique em Abrir Nova Anotação Rápidaícone de Abrir Nova Anotação Rápida na área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas do Microsoft Windows, e digite ou escreva a anotação na janela exibida.
USAR O ONENOTE NA BARRA DE TAREFAS DO WINDOWS
Você pode usar o ícone do OneNote da área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas do Microsoft Windows®, para acessar vários recursos do OneNote. Clique com o botão direito do mouse no ícone para iniciar o OneNote (se o programa ainda não estiver aberto), criar uma anotação rápida, iniciar uma gravação de áudio ou criar um clipe de tela.
ESCOLHER UM PAPEL DE CARTA PARA AS ANOTAÇÕES
Você pode escolher um estilo de papel para a página de anotações no OneNote, por exemplo, com linhas, gráfico ou em branco, como escolheria um estilo de papel para um bloco de anotações. Esses estilos são chamados de papel de carta. O OneNote inclui papéis de carta predefinidos à sua escolha e também permite criar papéis de carta personalizados.   
Para escolher um papel de carta para uma nova página:
·         Clique na seta ao lado da guia Nova Páginaguia Nova Página e clique no papel de carta desejado ou clique em Mais Opções de Papel de Carta no menu de atalho.
COPIAR ANOTAÇÕES DE UM POCKET PC OU SMARTPHONE
Você pode copiar anotações (arquivos .pwi) de um Pocket PC compatível com Windows Mobile™, bem como gravações de voz de um Pocket PC ou Smartphone baseado no Windows Mobile, para o OneNote para que todas as anotações fiquem armazenadas em um só local. É possível configurar o OneNote para copiar anotações ou gravações do dispositivo móvel automaticamente, cada vez que você se conectar ao computador com o OneNote em execução, ou optar por copiá-las somente quando desejar.
SALVAR AS ANOTAÇÕES
Você não precisa salvar as anotações. O OneNote salva-as automaticamente enquanto você trabalha e ao fechar o programa ou uma seção.
Agora você já está pronto para usar o OneNote sozinho!
Agradecemos Ben Schorr, MVP do Microsoft Outlook e do OneNote, por sua colaboração neste guia.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada pára. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime-se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!
Muita paz e harmonia em seu coração

Número total de visualizações de páginas