segunda-feira, 1 de julho de 2013

NVDA - Leitor de Ecrã gratuito


O NVDA (NonVisual Desktop Access) é um leitor de ecrã gratuito e de código aberto para o Windows. Funciona nos sistemas operativos Windows 8, 7, Vista e XP, tanto 32 como 64 bits.

Apesar de ser gratuito o NVDA tem bastante qualidade, funcionando bem com a generalidade dos aplicativos.
O NVDA pode ser instalado ou ser usado de forma portátil.
Recomenda-se instalar quando se usa frequentemente um computador , visto que define o caminho de instalação, cria atalhos e pode ser iniciada com "Control+Alt+n". Torna ainda possível aceder à janelas especiais tais como janela de login, Control+Alt+Delete, etc.
a versão portátil pode ser usada a partir de uma pen ou CD, permitindo assim aceder a qualquer computador. Neste caso é necessário executar o ficheiro "nvda.exe" para iniciar o programa.
A partir do ficheiro que descarrega pode escolher entre instalar ou criar uma cópia portátil. É igualmente possível criar uma cópia portátil a partir do menu ferramentas da versão instalada, ou instalar o NVDA num computador, a partir duma versão portátil.

Versão estável

Para um uso regular ou para utilizadores iniciantes, recomenda-se o uso da versão estável
Acaba de ser lançado a versão 2013.1 do leitor de ecrã gratuito NVDA.
Novidades desta versão:
- Um novo layout de teclado de portátil mais intuitivo e consistente;
- Suporte básico para o Microsoft PowerPoint;
- Suporte da tag long descriptions em navegadores web;
- Suporte para entrada de braille através de linhas braille que possuam um teclado braille.
 download programa

Vozes adicionais para o NVDA

O NVDA trás incorporado o sintetizador gratuito e de código aberto eSpeak. Caso prefira, poderá adquirir vozes de melhor qualidade a um custo relativamente baixo como por exemplo:
  • Vozes Vocalizer representadas pela tiflotecnia- Inclui drive desenvolvido para o NVDA. voz Joana (PTG) e Raquel (PTB) entre outros idiomas.
  • Vozes Ivona - Usa o padrão SAPI5. Voz Ricardo e Vitória( PTB) entre outros idiomas. Ainda não está disponível em Português de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada pára. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime-se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!
Muita paz e harmonia em seu coração

Número total de visualizações de páginas