quarta-feira, 31 de julho de 2013

Player Vmware -- Programa Maquinas Virtuais

Há algumas opções para escolha. Virtual PC e Hyper-V (Microsoft), VirtualBox (Sun/Oracle), VMWare Player (VMWare) são as mais conhecidas. Eu particularmente gosto do VMWare Player. É bem prático e rápido para criar e configurar uma nova máquina virtual. Com base nisso, resolvi escrever esse post com um rápido tutorial sobre como instalar o VMWare Player e como configurar uma nova máquina virtual.

Player Vmware -- Programa Maquinas Virtuais
http://www.vmware.com/products/player/
Como eu já possuía uma versão anterior instalada, o player pede para proceder com o uninstall da versão anterior antes de instalar a nova.

Desinstalando a versão anterior do VMWare Player
Prossiga com a desinstalação. Ao final, ele vai pedir para você reiniciar a sua máquina.

Após a desinstalação, faça o restart da máquina
Feito o restart da máquina, vamos começar a instalação da nova versão.
Agora basta fazer  Next, até ao final
A instalação vai seguir por alguns minutos e em seguida, para finalizar, mais um restart é solicitado.
Depois deste restart, execute o player. Ele vai aparecer a janela para aceitar os termos de uso, conforme abaixo:
Aceite os termos. Na tela inicial do player, clique na opção para criar uma nova máquina virtual. Veremos a tela a seguir:
Nesta tela podemos escolher entre fazer a instalação do S.O. desta máquina virtual através de uma mídia (CD,DVD), podemos instalar de um arquivo .ISO (opção que eu escolhi) ou podemos deixar para instalar o sistema operacional depois.
Optei por fazer a instalação com um arquivo .ISO. Dica: o VmWare Player consegue reconhecer o sistema operacional que vai ser instalado e realiza uma operação que ele chama de “Easy Install” (Veja a mensagem informativa abaixo da opção). Com isso, fica muito,mais fácil e prático seguir com a instalação como veremos abaixo.
Vamos prosseguir.
Nesta tela devemos inserir a Product Key do S.O. que está sendo instalado. O arquivo .ISO que utilizei possuia algumas versões do Windows, eu escolhi a versão Enterprise para ser instalada. Já inclui um usuário para me logar na máquina futuramente.
NOTA: Não preenchi a Product Key do Windows. Isso não impede que você prossiga com a instalação, mas veremos a mensagem de alerta a seguir:
O Player nos informa que a Product Key não foi informada e podemos prosseguir. No futuro, o Windows terá de ser ativado manualmente. 
Configure o nome da sua máquina virtual e em qual diretório serão salvos os arquivos dela.
Configure o tamanho do disco da sua máquina virtual. O Player já sugere para você um tamanho mínimo de acordo com o sistema operacional que está sendo instalado. Você tem ainda a opção de salvar os dados em um único arquivo (que é visto como uma unidade dentro da VM) ou ainda fazer o split em vários arquivos. À título de demonstração, deixei um arquivo só mesmo.
É exibido um resumo das configurações que fizemos até o momento. A partir deste ponto já poderíamos finalizar. Caso você queira realizar outras configurações de hardware, clique no botão “Customize Hardware…”.
Legenda da customização feita no programa
Você pode configurar a quantidade de memória utilizada pela máquina virtual, quantidade de processadores, adaptadores de rede e outras opções. No momento, não vou fazer nenhuma configuração adicional.
NOTA: Todas estas configurações podem ser realizadas depois que a máquina virtual estiver criada, portanto, não se preocupe por enquanto.
Feche a janela de configurações de hardware e finalize a configuração da máquina virtual. Automaticamente o player vai iniciar a instalação do sistema operacional.
Finaliza a instalação a máquina é iniciada automaticamente.
Windows Server
Pronto temos a nossa máquina virtual instalada e configurada!
Nota; Nos videos tutoriais que criei utilizei a instalação do windows8.1 preview

Número total de visualizações de página